.:: blog colaborativo da formação de tutores :: Escola, Cultura e Sociedade :: PEAD UFRGS ::.
21 junho 2006
:: Analisando a atividade de formação de redes a partir da identificação iconográfica dos grupos a partir de imagens
Introdução
Com base na proposta apresentada de se formarem grupos a partir da identificação iconográfica de parceiros com base nas figuras distribuídas aos participantes, buscou-se, a formação de redes que permitissem aos alunos do grupo de formação de tutores uma maior interação com o ambiente virtual e o desenvolvimento de redes de interação.
1. Problemas encontrados no desenvolvimento da atividade
Analisando de forma pragmática podemos dizer que grande parte da essência da atividade ficou comprometida em função da falta de orientação dos participantes e no uso inadequado das ferramentas existentes para a formação das redes.
No que se refere ao primeiro ponto, destaco que, por desconhecimento ou falta orientação houve um bombardeio de mensagens nas caixas de e-mail da turma em vista de uma tentativa frustrada de se constituir os grupos. Tal fato gerou o inconveniente de termos diariamente em nossas caixas cerca de 50 mensagens diárias com o título ?Minha figura é...? o que ao longo da semana totalizou algo em torno de 300 a 400 mensagens.
Contudo, uma análise contundente, não pode deixar de lado os fatos que geraram uma ?conduta desesperada dos tutores? e seu conseqüente apelo ao webmail, dentre eles podemos citar num primeiro momento:
Falta de domínio da ferramenta utilizada, no caso, o Blog;
Desconhecimento dos códigos HTML para inclusão e acesso direto ao blog dos colegas através do BlogRoll;
Desconhecimento do uso de .rss, no caso, do Bloglines;
Acesso esporádico e sem freqüência as atividades e ao blog da disciplina, entre outras.
2. Sugestões para superação destas adversidades
Outrossim, dado o exposto, sugere-se:
1.A realização de oficinas de inclusão digital, construção de páginas e o uso de tags HTML.
2.Proposição de atividades que permitam a realização off-line ou que não exijam conhecimentos anteriores, os quais os alunos não dominem;
3.Melhor exposição da forma como esta deve ser realizada e quais ferramentas devem ser utilizadas.
postado às 11:08 PM por Mauro Meirelles
[ link permanente ] [] []