30 maio 2006

:: ATIVIDADE 6 - ANÁLISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA OS ALUNOS DO PEAD COM ÊNFASE NA METODOLOGIA DE PROJETOS


Componentes do GRUPO 3: Denise Severo, José Roberto, Mauro Meirelles, Maira Bernardi, Roberta Mafredini, Vitiana Witti


Atividade Proposta:
Escolher um assunto dentre os propostos, debater no fórum com os colegas e pensar questões em relação a este tema que possam dar sustentação a um projeto de pesquisa. A partir do assunto escolhido, quais suas questões em relação a: gênero, identidade, medo, mitos, ser professor. Quais suas dúvidas e certezas em relação a este assunto?
Em relação à pesquisa reflita com o grupo e construa um texto respondendo:
O que vou pesquisar?
Para que quero pesquisar?
Por que fiz estas escolhas?
Onde e de que forma vou obter os dados?
Como vou consegui-los e registrá-los?
O que vou precisar para ir a campo?
Procurar/construir uma imagem que represente as suas reflexões e postá-la juntamente com seu texto.

ANÁLISE DO GRUPO DA ATIVIDADE PROPOSTA:

Acerca da atividade proposta, pontuamos algumas questões que podem ser revistas com vistas ao melhor desenvolvimento da atividade pelos alunos. Neste sentido, nos questionamos se:
1. O material fornece ao aluno subsídios para que o aluno possa elaborar seu projeto? A nosso ver, isso é parcialmente atendido com os materiais e links oferecidos no próprio blog, contudo, acreditamos que deviam ser incluídos mais textos na bibliografia dessa atividade, em especial, textos referentes à utilização da metodologia de projetos em sala de aula.
2. A Ferramenta de interação permite debater a construção do projeto?
Do ponto de vista prático o blog não permite a interação sincrona entre os alunos, ao mesmo tempo em que , não indica que ferramenta deve ser usada para a interação ? imaginamos que sejam os fóruns do proinfo, as salas de bate-papo, webmessenger. É necessário que se faça um maior esclarecimento ao aluno neste sentido.
3. Onde o projeto deve ser postado?
Não está claro o local da postagem, imaginamos que este será postado no blog, no material do aluno, no webfólio,ou em ambos.
4. Será feito um projeto individual ou coletivo? Como se dará a interação entre os projetos?
Imaginamos que será desenvolvido das duas maneiras. E que no se refere a interação, acreditamos que serão utilizados as ferramentas a que fizemos referência nos intens 2 e3.
5.Como se dará a interação do professor?
Não está claro como se dará esta interação, mas acreditamos que será através fórum, webmessenger, e-mail, comentários nos blogs, etc.
6. Como se dará a interação dos colegas no projeto?
Não está claro como se dará esta interação, mas acreditamos que será através fórum, webmessenger, e-mail, comentários nos blogs, etc.
7.Para onde vão os resultados das interações?
Apesar de dizer o local da discussão, não faz referência ao local onde as interações devem ser postados.
8.Vai haver uma re-escrita dos projetos?
Após as interações entre os colegas, nos questionamos se estes projetos serão reelaborados, o que serão feitas com as contribuições de cada um aos projetos dos colegas e também as observações do profsssor. Será possível uma reescrita.


comentários:

. início .

. principal .

. atividades .


. etapas cumpridas .


:: turma 01

:: turma 02

. links .


. arquivos .


. nossos blogs .