.:: blog colaborativo da formação de tutores :: Escola, Cultura e Sociedade :: PEAD UFRGS ::.
30 maio 2006
:: ATIVIDADE 6 - ANÁLISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA OS ALUNOS DO PEAD COM ÊNFASE NA METODOLOGIA DE PROJETOS
Componentes do GRUPO 3: Denise Severo, José Roberto, Mauro Meirelles, Maira Bernardi, Roberta Mafredini, Vitiana Witti
Atividade Proposta: Escolher um assunto dentre os propostos, debater no fórum com os colegas e pensar questões em relação a este tema que possam dar sustentação a um projeto de pesquisa. A partir do assunto escolhido, quais suas questões em relação a: gênero, identidade, medo, mitos, ser professor. Quais suas dúvidas e certezas em relação a este assunto? Em relação à pesquisa reflita com o grupo e construa um texto respondendo: O que vou pesquisar? Para que quero pesquisar? Por que fiz estas escolhas? Onde e de que forma vou obter os dados? Como vou consegui-los e registrá-los? O que vou precisar para ir a campo? Procurar/construir uma imagem que represente as suas reflexões e postá-la juntamente com seu texto.
ANÁLISE DO GRUPO DA ATIVIDADE PROPOSTA:
Acerca da atividade proposta, pontuamos algumas questões que podem ser revistas com vistas ao melhor desenvolvimento da atividade pelos alunos. Neste sentido, nos questionamos se: 1. O material fornece ao aluno subsídios para que o aluno possa elaborar seu projeto? A nosso ver, isso é parcialmente atendido com os materiais e links oferecidos no próprio blog, contudo, acreditamos que deviam ser incluídos mais textos na bibliografia dessa atividade, em especial, textos referentes à utilização da metodologia de projetos em sala de aula. 2. A Ferramenta de interação permite debater a construção do projeto? Do ponto de vista prático o blog não permite a interação sincrona entre os alunos, ao mesmo tempo em que , não indica que ferramenta deve ser usada para a interação ? imaginamos que sejam os fóruns do proinfo, as salas de bate-papo, webmessenger. É necessário que se faça um maior esclarecimento ao aluno neste sentido. 3. Onde o projeto deve ser postado? Não está claro o local da postagem, imaginamos que este será postado no blog, no material do aluno, no webfólio,ou em ambos. 4. Será feito um projeto individual ou coletivo? Como se dará a interação entre os projetos? Imaginamos que será desenvolvido das duas maneiras. E que no se refere a interação, acreditamos que serão utilizados as ferramentas a que fizemos referência nos intens 2 e3. 5.Como se dará a interação do professor? Não está claro como se dará esta interação, mas acreditamos que será através fórum, webmessenger, e-mail, comentários nos blogs, etc. 6. Como se dará a interação dos colegas no projeto? Não está claro como se dará esta interação, mas acreditamos que será através fórum, webmessenger, e-mail, comentários nos blogs, etc. 7.Para onde vão os resultados das interações? Apesar de dizer o local da discussão, não faz referência ao local onde as interações devem ser postados. 8.Vai haver uma re-escrita dos projetos? Após as interações entre os colegas, nos questionamos se estes projetos serão reelaborados, o que serão feitas com as contribuições de cada um aos projetos dos colegas e também as observações do profsssor. Será possível uma reescrita.
postado às 6:07 PM por Mauro Meirelles
[ link permanente ] [] []