01 junho 2006

:: Análise da Atividade 4 pelo Grupo 1


Grupo 1: Silvestre, Alexandra, Patrícia, Luciane, Fabiane, Mariangela
A atividade 4 consiste na leitura do texto ?Os Três Tipos Puros de Dominação Legítima?, do Sociólogo Max Weber, onde nos permite entender/compreender o mundo. Após a leitura é solicitado que o aluno faça um texto apontando as principais idéias e contextualizando, ou seja, fazendo uma relação entre teoria e prática, relacionando com a sua própria realidade. Para que o aluno conheça mais sobre Max Weber é proposta a visitação a outros sites que apresentam contribuições sobre o autor. A atividade se propõe a fazer uma relação entre o que o autor apresenta com o que hoje acontece na educação.
O nosso grupo entende que a primeira leitura da proposta da atividade é esclarecedora, apresentando de início uma imagem de Max Weber, o que favorece uma leitura da própria imagem. Traz um texto pequeno, mas que conta um pouco da problemática proposta por Weber, da diferenciação que aparecerá em suas obras entre juízos de valor e os juízos científicos. Estas idéias rapidamente comentadas já possibilitam ao aluno compreender um dos eixos problematizados pelo autor.
Merecem destaque os links que os alunos terão de acessar para ler sobre a biografia de Weber, as obras, os pontos de relevância de seu pensamento, bem como o apontamento que há na página inicial da atividade, de que os alunos deverão estar atentos ao período histórico, à contextualização do autor e sua obra. Este percurso é importante porque muitas vezes esquecemos de fazer este trânsito e desfazemos o pensamento do autor sem perceber que este foi construído em uma determinada época, em uma determinada sociedade e que talvez para aquele momento fossem pertinentes.
Quanto à enquete, situada na primeira página, é interessante porque discute a atualidade do próprio texto sobre Weber, contrapondo diferentes perspectivas. Ao resgatar Durkhein produz um efeito comparativo, demarcando melhor as idéias do autor estudado. Assim, tanto o resgate da perspectiva histórica como os acessos aos diversos links permitem que ao aluno desenvolva um caminho de aprendizagem muito além daquele presente no texto proposto para a leitura da semana.
Quanto à organização e apresentação das atividades a serem desenvolvidas pelo aluno, o nosso grupo sugere algumas mudanças, que poderão tornar a compreensão mais acessível por parte do aluno. Uma das propostas é que se alterem algumas seqüências, de tal forma que a página da Atividade 4 estabeleça uma melhor conexão entre o texto introdutório, a leitura da semana e a atividade proposta. Talvez fosse o caso de colocar em primeiro lugar o texto introdutório, que faz uma ligação com a leitura da semana, instigando o aluno a realizar tal leitura, para depois vir a atividade proposta.
Quanto à elaboração dos textos pelos alunos, é sugerido que o mesmo destaque as principais idéias do autor, contextualize em seu tempo, o que pode significar uma associação com experiências vivenciadas pelo educando, como também com os acontecimentos de nossa sociedade, permitindo interpretação dúbia.
Concluindo, as instruções em relação à publicação das produções acabou gerando dúvidas mesmo em nosso grupo, que acabou postando contribuições no fórum do ambiente eProInfo, mas que não chegou ao entendimento de que também deveria postar no blog da disciplina.


comentários:

. início .

. principal .

. atividades .


. etapas cumpridas .


:: turma 01

:: turma 02

. links .


. arquivos .


. nossos blogs .