30 junho 2006

:: Atividade A - 5 (grupo 2 da turma 2)


Enfoque temático: Construção de concepções de humano mundo
Educação: a perspectiva historicista.
Grupo 2 - atividade (turma 2)


O texto sugerido é rico, não é extenso, porém bastante denso. Seria importante os alunos saberem sobre a teoria, a contribuições do autor, mas talvez fosse interessante dar sugestões de outros textos que abordem o tema de outras formas, possibilitando outros níveis de leitura e entendimento para a execução da atividade proposta. Tal atividade parece bastante adequada, pois possibilita que o aluno reflita sobre a sua realidade, sobre o que está próximo dele, viabilizando um melhor entendimento de seu ambiente de trabalho e uma análise sobre o seu fazer.
O material disponibilizado fala sobre poder, dominação, o que instrumentaliza que as alunas possam refletir sobre o poder que elas exercem dentro da sala de aula, sobre a posição que ocupam. Como este poder é exercido? Que tipo de líder ela é enquanto professora? Os alunos obedecem aos professores porque têm medo, porque respeitam, porque admiram, ou porque tem avaliação envolvida (quem não segue as regras pode tirar zero...)? Existe espaço para negociação ou é tudo imposto conforme as crenças e visão de mundo do professor acredita?

Aqui vai uma idéia da leitura realizada (tipos de dominação) para uma reflexão conjunta:
Dominação legal: é a dominação burocrática, que obedece a uma regra estatuída. Por exemplo, a burocracia, ou a relação de domínio numa empresa capitalista privada.
Dominação tradicional: há uma hierarquia 'subjetiva', se obedece ao 'nome', por fidelidade; há um estatuto informal, válido desde sempre. Por exemplo, a dominação patriarcal.
Dominação carismática: ligada à devoção afetiva, devido a dotes sublimes do senhor; o que vale é o carisma e vocação pessoal do sujeito.

Componentes do grupo: Simone Ramminger, Fernanda Hoffmann, Maura Nunes, Tatiana Richardt, Marco Aurélio dos Santos Benites, Mirela e Milton.

Leitura: WEBER, Max. Os três tipos puros de dominação legítima. In COHN, Gabriel (org.). Sociologia. São Paulo: Ática, pg. 128-141.


comentários:

. início .

. principal .

. atividades .


. etapas cumpridas .


:: turma 01

:: turma 02

. links .


. arquivos .


. nossos blogs .